domingo, 20 de dezembro de 2009

Psicologia do Jornal

O jornal é um utensílio sócio-cultural que serve para relatar, descrever, contar, alertar, denunciar, controlar, estigmatizar, ou seja, informar na sua verdadeira concepção. Se pode utilizar de várias técnicas para o elaborar, para que o que foi escrito “bata” a quem o lê! Uma das funções deste mídia. Poderão estar interesses por detrás deste objectivo, é certo, interesses dos mais variados tipos e formas...

O Jornal é pois a Novela Social. E aqui partimos para outros campos. São opiniões de um certo grupo social que ás vezes se pode tornar um pouco paternalista, ou porque o são simplesmente, ou por terem acesso a tanta informação se sentem donos do mundo...Os papás e mamãs que estão sempre atentos ao que os “meninos” fazem.

O Jornal é também condicionamento cultural ou tirando este jargão, puro “controle”. O querem na sua mais simples vontade usufruir desse estatuto de superioridade, de se sentirem superiores aos restantes elementos da sociedade.

O Jornal é com certeza uma arma que muitos não hesitam de o usar como meio de atingirem seus intuitos. Tão igual a tantas outras armas sociais que se usam nesta civilização, do agora e do passado!

O Jornal a nível emocional nos carrega do mais indesejável que se quer para as nossas vidas. Ele é alimentado, e ao que parece é a sua força motriz, de situações negativas do nosso viver. Nada de positivo se lê nos jornais da nossa praça. Há sempre um discurso empregnado de miséria social. Fazer incomodar é uma das técnicas que se artilham.

O Jornal é uma autêntica Lixeira Literária, é um salve-se quem puder literário, de palavras e mais palavras, que ás vezes, penso eu, humildemente, seria mais eficaz e prático lançar uma granada ofensiva, e pum! Fazia-se logo o que se queria...

O Jornal é o Jornal, é o Jornal que nós temos, é o mundo...

 

Farteza Jornalística do Professor Fusível Social

Nenhum comentário: