quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Comunicação na Sociedade

É dificil de descrever este tema nos dias que correm. Podemos contudo tentar explicar como se comunica na nossa sociedade. A comunicação é difícil. Comunicar o que os outros não estão preparados para comunicar é sempre trabalhoso. Há que haver sintonia. Deixar os amuos na chupeta que mamamos na nossa infância. Caminhar sim, para o crescimento social saudável!
A comunicação em sociedade é feita de variadas formas podendo ser utilizado uma quantidade massiva de técnicas para o fazer. Podemos recorrer, hoje em dia, a uma panóplia de instrumentos, para que a nossa comunicação seja, de facto, assertiva.
Comunicar com o outro é saltar fronteiras do nosso eu em direcção ao “tu” tornando-o “nós”, quase em modo familiar. Porque no fundo, e apesar do que existe na sociedade, somos uma grande família, uma tribo grande recheada de muitas tribos urbanas. Somos um puzzle em que cada peça é necessária à conclusão do mesmo, fazendo a “ideia” que todas as peças fazem juntas, harmoniosamente.
Não se trata de ideologia o que aqui falamos porque efectivamente poderá existir harmonia social no nosso viver.
Saber comunicar é essencial. Em todas as suas formas (verbalmente, não-verbal, trajando, conduzindo, sociabilizando no fim). Não se trata somente de educação, existem outros valores implicados. Há que descobrir pessoalmente quais e passo a passo dirigir-nos para uma sociedade saudávelmente comunicativa. É com a comunicação que conseguimos quase tudo nas nossas vidas, um facto.
Podemos culpar, já que estamos no fim, a sociedade ou as pessoas de intolerância face às diferenças. Não resolve nada rotular acções. As pessoas têm essa consciência. Podemos arranjar outras desculpas, mas...
Para acabar fica neste espaço uma ideia: Sem Comunicação Efectiva não vamos a lado nenhum!

Sociolizando com o Professor Fusível Social

Nenhum comentário: