quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sociologia da Família

A Família nos dias que correm já não é e se calhar nunca será a mesma...Chegarem à conclusão que na família ninguém se conhece ao certo dada a representação que decorreu durante esses anos todos.
Porquê a encenação dentro do seio familiar? Mecanismos de defesa? Hipocrisia? Um mecanismo social de pessoas conscienciosas da sociedade? Protecção do Eu? Etc...Questões que os sociólogos tentam explicar...
A família tradicional já morreu. Tradicional aqui significando aquele estar em família de uma forma despreocupada e ingénua aonde reina o “amor”. Aquele sentimento em que todos se “amam” incondicionalmente, também associado à religiosidade. Agora, nos tempos que correm, nas aldeias ou nas cidades verifica-se um novo modelo de família, na qual habitam indivíduos diferentes uns dos outros, marcadamente. Existe sim um “entendimento em cima da mesa”, e a partir daqui se desenrola a famíla moderna no dia-a-dia.
A família é mais racional do que era. Menos emocional do que era. Não há tantas “prisões psicológicas”. Isto na maioria das famílias por este mundo fora.
A Família neste momento representa apenas uma etapa pré-sociedade para que possamos “voar” sozinhos. Nela se procura o que se pode encontar na sociedade. Pôe-nos á prova, testando-nos. Tudo está em jogo no que respeita a nível psicológico e social. É então uma “rampa de lançamento” para se descobrir novos “mundos”.
A Modernidade...

Sociolizando pelo Professor Fusível Social

Nenhum comentário: